Dicas de Hidratação para seu treino

 

Por Carlos Kucera

 

Uma hidratação adequada contribui muito para um melhor rendimento na sua atividade física diária além de ser imprescindível para sua saúde. Devemos ter cuidado com a quantidade de líquidos que ingerimos antes durante e depois a prática de exercícios físicos.

 

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), deve-se ingerir aproximadamente 500mL de líquidos nas duas horas antecedentes ao exercício. Durante o exercício, os atletas devem começar a beber desde o início e em intervalos regulares, em volume suficiente para repor as perdas pela sudorese ou o máximo tolerado. A National Athletic Trainer’s Association (NATA) faz as seguintes recomendações: ingerir 500 a 600mL de água ou outra bebida esportiva duas a três horas antes do exercício e 200 a 300mL 10 a 20 minutos antes do exercício; durante o exercício, a reposição deve pelo menos manter a hidratação, com perdas máximas correspondentes a 2% de perda de peso corporal; após o exercício a hidratação deve ter como objetivo corrigir quaisquer perdas líquidas acumuladas.

 

A hidratação de acordo com a sede é suficiente?

 

Alguns autores afirmam que ingerir líquidos durante os exercícios de acordo com sua sede é suficiente, estes afirmam que o sistema nervoso central é capaz de controlar a quantidade ideal que seu corpo necessita.

Esse ainda é um tema controverso, já que outros diversos autores afirma o contrario, que deve-se ingerir água ou repositores energéticos paulatinamente durante a prática da atividade, procurando repor a quantidade perdida de líquido.

Uma coisa é certa, não deixe de se hidratar, ou seja nunca deixe de ingerir líquidos regularmente, antes, durante e depois das suas práticas.

 

 

Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte

 

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