GINÁSTICA PARA ADOLESCENTES

ginastica1

 

Não são apenas os adultos que se preocupam com a saúde e a estética. O público adolescente é cada vez maior nas academias. Mas cuidado! Em fase de crescimento, meninos e meninas podem levantar peso para melhorar a força e resistência muscular, mas não é recomendável que tentem desenvolver isoladamente um bíceps e pernas musculosas. Vale a regra geral de que o jovem deve treinar priorizando a saúde, e para isso existem soluções dentro da sala de musculação. Com o acompanhamento de um profissional de qualidade qualquer adolescente pode ter acesso aos exercícios da musculação, com seus benefícios comprovados.

O adolescente pode praticar todas as modalidades esportivas sem prejuízo à saúde ou ao processo de crescimento, mas é importante que seja feito com moderação e acompanhamento profissional. É preciso limitar o tempo da prática esportiva e o esforço exigido, o que requer mais cuidado e precaução é a sobrecarga de esforços para evitar problemas comuns como luxação, lesão articular, tendinite e até mesmo alteração no crescimento ósseo.

Lembramos que o treinamento de força adequado pode inclusive contribuir para uma melhor formação óssea.

Dentre várias divisões de treino, fonte energética e tipo de atividade podem dividir as atividades em duas categorias, cada uma com diferente grau de cuidado para o adolescente:

Anaeróbios: Musculação e corridas de velocidade, por exemplo, normalmente exercícios de alta intensidade e curta duração.

Aeróbios: corrida, ciclismo, natação, dança, esportes (Futebol, basquete e outros) e ginástica aeróbica. São as modalidades que trabalham os músculos usando principalmente o oxigênio como fonte de energia. Não há problema algum em correr e andar de bicicleta livremente. Cuidado com a especialização esportiva antes dos 12

Para fins de saúde o ideal é que o jovem varie as atividades explorando seu corpo de maneira segura e saudável. Tomando esses cuidados, os jovens podem otimizar suas atividades e evitar danos à saúde. Boa malhação!

Uma resposta para GINÁSTICA PARA ADOLESCENTES

  1. Edner Lourenço de Mello Ferrari disse:

    gostei da reportagem, sou estudante de educação física e estou montando um trabalho sobre ginastica na adolescencia, gostaria que vcs me enviassem mais artigos no meu e-mail sobre ginastica na adolescencia, e estão de parabéns…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: