A pratica de exercícios na gestação

Por Carlos Kucera

É crescente o número de gestantes que praticam atividade física. Apesar da prática de exercícios ser recomendada neste período especial, é preciso ter uma preparação especial por parte dos profissionais da saúde para lidar com este público. Para isso, os profissionais da Perfformance estão preparados para atender as “futuras mamães”.

Com o programa de gestantes, o bebê e mãe têm um acompanhamento especializado com atividades dentro e fora da água, visando o bem estar e saúde dos dois. A Perfformance oferece ainda diversas modalidades indicadas para a gestantes.

Acompanhada por um profissional de educação física, a prática de exercícios físicos pode ser realizada do primeiro ao nono mês, desde que tenha liberação médica certificando que se trata de uma gestação normal. É importante lembrar que não é recomendado iniciar uma nova atividade nos três primeiros meses de gravidez por se tratar de um período sensível.

Durante toda a gestação deve-se evitar atividades de impacto e excesso de sobre carga como musculação muito intensa e/ou corrida. “Há um consenso na literatura científica de que a manutenção de exercícios de intensidade moderada de gravidez não-complicada proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher” (Lima, 2005).

Podemos indicar diversas modalidades para esse público. As atividades na água, por exemplo, são muito boas na gestação. Outros exercícios também bastante indicados para o corpo e a mente são alongamento, yoga, musculação, caminhada, Pilates. Mas, lembre-se a getsante necessita de um acompanhamento profissional especializado.

Veja o depoimento de algumas alunas Perfformance que praticam exercício físico durante a gestação:

erica-pennaÉrica Penna

“O Exercício físico regular, com moderação e de maneira individualizada melhorou bastante o meu condicionamento cardiovascular, a flexibilidade e diminuem a ansiedade na gestação. Minhas modalidades favoritas são alongamento e musculação”.

as-irmas-fabiana-e-michele-kovacs

Fabiana Kovacs

“No primeiro trimestre, o momento no qual eu me sentia menos nauseada era durante e logo após a atividade física. Agora no segundo trimestre, acredito que ela tem me ajudado a manter o ganho peso dentro do esperado”.

(* na foto, com a irmã Michele)

Danielle Ribeiro

Estou no começo da gravidez e durante esses 3 meses fiz pilates e caminhadas, a partir da semana que vem irei retomar a musculação e hidroginástica; li muito sobre atividades físicas na gestação, e cheguei a uma conclusão que o Pilates traz benefícios incríveis tanto para a saúde física quanto para a gestação. Estou adorando fazer e acho que não deixo nunca mais !!! A equipe da Perfformance é sem dúvida a melhor do nordeste.

(Dani é gerente de marketing DONASANTA SANTOHOMEM)

Uma resposta para A pratica de exercícios na gestação

  1. VALDIR disse:

    vai naser corinthiano

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