Avalie seus objetivos na academia!

RF4471175

Confira algumas dicas para quem não quer ficar perdido na academia. Anote aí! Quem quer perder peso deve centrar suas opções entre as aulas que promovem maior gasto calórico. Estas são as atividades aeróbicas, como nadar, correr, pedalar e dançar, sempre praticando por mais de uma hora. A explicação fisiológica para isso é que a gordura só começa a ser queimada em atividades constantes.

Já para quem busca ganhar massa e definição muscular, as atividades anaeróbicas, como a musculação, são a melhor opção. A musculação, mesmo que adaptada em novas aulas, como o body pump (ginástica localizadas com pesos), ainda é o que mais funciona para quem quer ganhar massa.

Quantas vezes por semana?

De acordo com os especialistas, não há problemas em se exercitar todos os dias. Os músculos precisam de um tempo de descanso para poderem se desenvolver, por isso, o mais indicado é alternar atividades aeróbicas com anaeróbicas.

Mas a freqüência ideal quem vai ditar é o seu corpo. Se você já está com um bom nível de condicionamento físico, monte um roteiro que misture vários tipos de atividades em níveis mais avançados. Mas, para quem ficou muito tempo sedentário e está retomando agora a atividade física, a primeira semana será o seu termômetro. As respostas que o corpo dar aos estímulos feitos pelos exercícios definirão a sua agenda física.

Melhores atividades


De acordo com os especialistas, a atividade física ideal é a que exige um trabalho constante do coração, beneficiando não só a circulação como a oxigenação do sangue, ou seja, atividades aeróbicas, como andar, correr e nadar.

Mesmo que você queira apenas uma melhor definição muscular, é importante que alterne pelo menos uma hora dos seus treinos para esse tipo de atividade.

Fique atento aos sinais de seu corpo. Aquela dorzinha depois dos exercícios é comum na primeira semana, mas, se persistir, pode mostrar que há algo errado, na carga ou na freqüência. Outro erro apontado pelos especialistas é não se alimentar para treinar. Isso é mais comum entre pessoas que buscam redução de medidas.

Não é porque você quer emagrecer que tem de parar de comer ou comer muito pouco. Muita gente não sabe, mas quando se fica muito tempo em jejum ou comendo errado, o corpo passa a metabolizar massa magra, ou seja, perder músculo. Por isso, é ideal seguir uma alimentação balanceada, com todos os grupos de alimentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: