Praticar exercícios pode diminuir o risco de câncer de mama

Mulheres que começam a praticar exercícios na infância e não abandonam o hábito ao longo da vida têm um risco menor de morrer de câncer de mama. Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo Alberta Health Services em Calgary, no Canadá, que acompanhou 1.231 mulheres com câncer de mama ao longo de cerca de oito anos.

As mulheres que tinham o hábito de praticar em média 4 horas de exercícios físicos moderados ao longo da semana desde a infância ou a adolescência tinham um risco até 44% menor de morrer em decorrência de um tumor nos seios, afirma a pesquisadora Christine Friedenreich, que coordenou o estudo.

” Levar uma vida ativa antes do diagnóstico do câncer de mama pode aumentar as chances de sobrevivência após o aparecimento do tumor “

Para a médica, o resultado da pesquisa mostra que “levar uma vida ativa antes do diagnóstico do câncer de mama pode aumentar as chances de sobrevivência após o aparecimento do tumor”.

Correr, caminhar e dançar estão entre as atividades indicadas pela médica. Por outro lado, atividades corriqueiras como cozinhar, limpar a casa e cuidar do jardim não mostraram ter impacto na redução do risco do câncer de mama.

A pesquisa canadense acompanhou 1,231 mulheres com câncer de mama. As participantes tinham idade média de 56 anos. Ao longo dos 8,3 anos de pesquisa, 341 mulheres morreram (223 de câncer de mama) e 327 tiveram a doença novamente.

Comparadas com as menos ativas (que faziam até 1.4 horas de atividade física por semana), as que praticavam mais de 4 horas semanais tinham um risco 34% menor de ter câncer de mama, e 44% menos chance de morrer por causa do tumor.

Christine Friedenreich afirma que não há dúvidas que a atividade física tem efeito protetor na saúde feminina, mas que ainda é necessário fazer mais pesquisas para identificar que tipos de exercícios têm um benefício maior, assim como identificar a quantidade ideal de atividade física que as mulheres que querem reduzir o risco da doença devem praticar.

 Fonte:O GLOBO – globo.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: