Musculação e corrida

Os benefícios da musculação são muitos: aumenta a força muscular e potência, resultando em aumento de velocidade; economiza energia, possibilitando menos desgaste durante a corrida (pelo aumento da força) e, por último, evita lesões, não apenas nos músculos, mas nos ossos e articulações. Portanto, praticando musculação pode-se correr com mais velocidade, com menos desgaste e sem lesões.

Os exercícios de musculação devem ter menos carga e as séries maior número de repetições. Trabalha-se, principalmente os membros inferiores, mas não devemos esquecer os superiores que, mesmo de forma diferente, também, são solicitados, durante a corrida.

Importante adequar a planilha da musculação à planilha da corrida. Nos dias de corrida leve faz-se musculação.

Exercícios que não podem faltar para membros inferiores: extensão de joelhos, flexão de joelhos, abdução, adução, flexão plantar, passada à frente. Para membros superiores hiperextensão da coluna, elevação lateral, além de outros.

Pode-se trabalhar de diversas maneiras. Uma sugestão excelente é realizar circuito, aliando exercícios de musculação e esteira. Assim, respeita-se a teoria da especificidade. Isso quer dizer, treinar utilizando o máximo possível dos movimentos que serão executados na atividade escolhida, neste caso, corrida.

Dessa forma podemos adquirir resistência muscular localizada, força e, ao mesmo tempo, correr.

Importante destacar que o treinamento depende da realidade de cada indivíduo. Deve-se procurar um profissional de Educação Física para orientar o atleta na escolha da planilha de musculação adequada.

Sabine Breton

Educadora Física

Fonte:www.areadetreino.com.br 9/12/2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: